TRIO SÉNIOR DA AAC NA TAÇA DO MUNDO FIG – PUURS (B)

É com satisfação e empenho que o trio sénior elite da AAC, constituído por Ana Rita Pratas, Ana Rita Fontes e Isis Coutinho, integra mais uma vez a comitiva da seleção nacional a disputar uma Taça do Mundo FIG, desta vez na Bélgica em Puurs. Organizado conjuntamente com a competição internacional FIAC 2019, esta Taça do Mundo conta com a participação de mais de cerca de 200 ginastas de elite mundial num total de 62 pares/grupos nas diferentes especialidades, sendo no caso dos trios femininos 16 os grupos em competição, ostentando 3 as cores nacionais. Esta participação assume também a maior importância pelo facto da prova contar para o apuramento para o campeonato da europa por determinação das regras emanadas pela Federação Portuguesa de Ginástica. Desta vez a participação faz-se a custas próprias, dado que o trio não marcou ainda em nenhuma competição os necessários pontos de apuramento.

O trio academista, viajou assim no passado dia 11 para a Bélgica acompanhado pelo treinador João Paulo Dias, chegando ao recito de prova diretamente para o treino das seleção nacional que já decorria a essa hora. Foi aquecer com o máximo de rapidez para ainda conseguir realizar os 2 exercícios de equilíbrio e dinâmico e conhecer assim os cantos à casa, apesar do cansaço que se instalava pelo facto de a alvorada ter sido cerca das 5h00 da manhã. Foi apesar de tudo uma boa preparação, à qual se seguiu o almoço e merecido descanso no regresso ao hotel em Antuérpia já perto da noite.

Dia seguinte pela manhã a comitiva ficou pelo hotel preparando a competição de final de tarde, e pela hora de almoço lá partimos para o local de prova. Almoçados, penteados e maquilhados, lá aquecemos de forma a estarmos prontos para o primeiro exercício, o de equilíbrio. Hora de entrar e tudo correu bem no momento de fazer, a figura final podia ter sido um pouco mais estável mas a missão estava cumprida com satisfação. Primeira nota de 26,910 pontos com uma dedução de tempo de 0,3 e lá fomos descansar e ver o resto da competição. No final do dia o 10º lugar para o nosso trio ente os 16 em competição, numa prova em que fica a sensação que se tivéssemos feito mais tarde na ordem de passagem poderíamos ter um ainda melhor resultado.

Amanhã (sábado dia 13) o programa será igual e sensivelmente à mesma hora, lá vamos para o nosso 2º exercício, o de dinâmico. Com distâncias tão curtas com as que se registam ao final deste primeiro dia, tudo pode acontecer e é preciso estar atento e a dar o máximo para que tudo corra pelo melhor. Veremos então o que nos reserva a competição do 2º dia, do que Vos daremos noticias brevemente. Até lá contamos com o Vosso apoio e tentaremos fazer tudo o que estiver ao nosso alcance para ter o melhor resultado pela ginástica portuguesa, por Portugal e claro está pelo nosso clube também.

As informações da competição podem ser acompanhadas em www.fiac.be, inclusive o livestreaming.

SEDE:

Secção de Ginástica Associação Académica de Coimbra | R. Padre António Vieira, N.º1 - 5º Piso | 3000-315 Coimbra

LOCAL DE TREINOS:

Estádio Universitário de Coimbra (EUC) - Pavilhão 1 e 2

(Todos os dias a partir das 17:30h)

Email: acginastica@gmail.com  |   Tel: 910446762