World Gymnaestrada Dornbirn 2019 – Dia 7

Mais um dia grande para nós aqui em Dornbirn: chegou finalmente o dia da Noite de Portugal!

O dia começou com, imagine-se, ginástica! Mais alguns blocos de interior antes do almoço e depois de bem alimentados ainda houve tempo para a habitual fotografia de família envergando as cores da Associação Académica de Coimbra. 

Começava então a nossa intensa tarde que tinha os olhos postos na Noite de Portugal - “Odus”.

Estas galas são pontos altos do evento e são organizadas pelos países com capacidade para montar um espectáculo de 90 minutos com apresentações feitas pelos seus participantes. Para além de Portugal, as outras “Noites” desta Gymnaestrada são organizadas pela Suíça, países nórdicos, Japão e amigos asiáticos, Austria, Alemanha, Itália e países americanos. 

O espectáculo do nosso país, denominado “Odus”, juntou a maioria dos participantes portugueses na Gymnaestrada e tem vindo a ser preparada há já algum tempo, tendo a sub20 treinado e ensaiado com os restantes ginastas lusos algumas vezes. Hoje era porém o derradeiro dia, o dia de fazer o nosso esquema da floresta (um dos mundos retratados no espectáculo) na Gymnaestrada perante as bancadas bem compostas de um grande Hall número 6 do centro de exposições.

O ensaio serviu para conhecer melhor o espaço e para rodar uma vez o esquema. Depois de alguns ajustes tivemos tempo para aquecer todas os elementos do esquema enquanto a hora se ia aproximando. E eis que chegou. E eis que se ouviu os tons que dão o mote à nossa entrada e lá fomos nós, mostrar a nossa ginástica. O esquema correu muito bem, à saída do praticável os sorrisos já o indicavam com clareza. Uma realização enorme por fazer ginástica com os clubes de todo o país, todos a trabalhar para um objectivo comum, todos a vibrar uns pelos outros, a ajudar em tudo o que era preciso, uma comunhão extraordinária que diríamos, suspeitos que somos, só ser possível na Ginástica para Todos. Aqui, quando os outros ganham, ganhamos nós também um pouco mais.

Ora aqui, no meio de tanto orgulho, há outro ainda. O Jorge Abrantes, treinador da sub20, foi uma das duas pessoas escolhidas pela Federação de Ginástica de Portugal para idealizar e coordenar a Noite de Portugal, sendo a outra o Bruno Oliveira. A capacidade fantástica para a organização de eventos e para a orquestração de espectáculos do Jorge nós já a conhecíamos e agora todos os tiveram a sorte de estar presentes na bancada a assistir também o podem atestar. Muito obrigado Jorge!

Amanhã entramos no praticável pela última vez aqui em Dornbirn. Não percam as nossas aventuras!

 

Photo iconpeq

social 4 512 copypeq

SEDE:

Secção de Ginástica Associação Académica de Coimbra | R. Padre António Vieira, N.º1 - 5º Piso | 3000-315 Coimbra

LOCAL DE TREINOS:

Estádio Universitário de Coimbra (EUC) - Pavilhão 1 e 2

(Todos os dias a partir das 17:30h)

Email: acginastica@gmail.com  |   Tel: 910446762