Acrobática da AAC no MIAC 2018 e na Taça do Mundo FIG da Maia

A ginástica Acrobática da Associação Académica de Coimbra participou entre os dias 1 e 4 de Março na XII Edição do Maia International Acro Cup, prova que se realizou em simultâneo com mais uma edição da Taça do Mundo da FIG da mesma especialidade onde a AAC teve pela primeira vez ginastas participantes.

O longo de 4 dias de intensa e extensa competição, os ginastas academistas viveram alguns momentos de emoção próprios da competição ao nível internacional, alguns com o objetivo de ter a sua primeira experiência internacional, aguentando a pressão e fazendo os seus exercícios regulares e outros tentado disputar lugares nas difíceis finais e discutindo-as para melhorar na classificação final.

A delegação academista participou neste MIAC em 4 escalões diferenciados (Youth, Age Group 1, Age Group 2 e Júnior) estando os ginastas presentes, distribuídos por 3 especialidades diferentes - pares femininos, pares mistos e trios femininos.

Paralelamente participou na Taça do Mundo com um grupo feminino sénior (trio), onde para além desta representação pela nacional, se juntou a possibilidade de apuramento para o Campeonato do Mundo a disputar na Bélgica em Antuérpia, entre 13 e 15 de Abril.

Logo na 5ª feira, os ginastas do escalão júnior iniciaram a competição, que se prolongou por 3 dias em longas maratonas de mais de 10h diárias, para que todos pudessem demonstrar as suas capacidades no momento certo, e assim lograr atingir as finais disputadas neste domingo.

Os ginastas conseguiram realizar os seus exercícios com uma elevada qualidade técnica, não havendo falhas graves em nenhum dos exercícios. De referir que alguns dos grupos participaram num escalão etário acima daquele que fazem a nível nacional, numa opção técnica que visou melhorar a competitividade e a evolução destas ginastas.

A destacar o apuramento para a difícil final dos grupos femininos juniores por parte das ginastas Mª Sofia Correia/Inês Germano/Bárbara Figueiredo e ainda a vitória da competição por Equipas Juniores constituída por estas ginastas e mais 2 grupos femininos (descritos abaixo).

Relativamente à participação na Taça do mundo, o grupo academista conseguiu atingir todos os objetivos a que se tinha proposto, com uma participação nas preliminares com 2 exercícios de alto nível, possibilitando o apuramento para o campeonato do Mundo no próxima mês de Abril, o apuramento para a final da Taça num incrível 4ª lugar entre 9 trios femininos e ainda a passagem ao escalão Elite Nacional, escalão máximo da modalidade!

Sem dúvida uma participação memorável e inesquecível!

Os resultados completos foram:

Escalão Youth (48 participantes)

20ª lugar – Mª Carolina Vaz/Catarina Batista/Flôr Caetano

Escalão Age Group 1

19º lugar               Leonor Simões/Leonor Almeida (27 participantes)

25º lugar               Carolina Silva/Mª Fátima Santos/Rita Costa (40 participantes)

Escalão Age Group 2

10º lugar               Raquel Duarte/Lucas Silva (15 participantes)

Júnior (15 participantes)

8º lugar                                    Mª Sofia Correia/Inês Germano/Bárbara Figueiredo (finalistas)

11º lugar               Mª Mafalda Almeida / Mª Beatriz Sousa / Alexandra Macedo

12º lugar               Mª Helena Cunha/Mª Beatriz Côdeas/ Filipa Guimarães

Equipa Júnior em 1º lugar - constituída pelos trios Mª Sofia Correia/Inês Germano/Bárbara Figueiredo, Mª Mafalda Almeida / Mª Beatriz Sousa / Alexandra Macedo, Mª Helena Cunha/Mª Beatriz Côdeas/ Filipa Guimarães

Taça do Mundo

8º lugar – Isis Coutinho/Ana Rita Fontes/Ana Rita Pratas (finalistas)

Terminada a competição, resta-nos dar os parabéns aos ginastas pela participação e pelo esforço realizado, ao clube organizador pela qualidade do evento e perseverança em o organizar durante 12 anos, mostrando uma organização bem articulada que consegue atrair cada vez mais participantes, e também agradecer a todos quanto apoiaram este projecto de participação na competição.

Sem dúvida que esta participação antevê uma continuação de época com muito trabalho e muitos sucessos por parte dos ginastas da acrobática da AAC!

Força para todos e aproveitem a motivação!

SEDE:

Secção de Ginástica Associação Académica de Coimbra | R. Padre António Vieira, N.º1 - 5º Piso | 3000-315 Coimbra

LOCAL DE TREINOS:

Ribeira de Frades - Pavilhão Desportivo Álvaro F. S. Torres 

(Todos os dias a partir das 17:00h)

Telem.: 910 446 762 | Email: acginastica@gmail.com

Best World Bookamker williamhill.com reviewbbetting.co.uk